NOTÍCIAS

Lidewij Edelkoort lança Proud South: a inspiração está no hemisfério sul

Publicado em

11/8/2022

Com o propósito de apresentar uma experiência visual fascinante sobre as forças criativas das regiões ao sul do planeta, Lidewij Edelkoort e Lili Tedde unem, por meio das lentes coloridas e expressivas da moda, da fotografia, do estilo e da arte contemporâneas, talentos emergentes e estabelecidos de lugares distantes no livro de tendências Proud South.


Juntas, elas provam que o eixo da criatividade global de fato se modificou drasticamente: agora os olhares curiosos dos trendsetters se voltam para os múltiplos temas que conectam talentos sensacionais vindos da América Latina e da África, assim como do Sul e do Sudeste da Ásia: essas foram as regiões pesquisadas por Lidewij Edelkoort.

Não delimitado por mapas, por hemisférios ou pelo rígido sistema do Norte, Proud South representa um movimento internacional de emancipação. Como observa Edelkoort: “Uma geração de criativos do Sul está se erguendo, expressando a artesania local, adotando materiais regionais, reconhecendo práticas ancestrais e cultivando valores nativos”. Percebe-se um sentido de empolgação que percorre esse livro único, tão palpável que Edelkoort diz que parece estar “em uma panela de pressão, criando sabores locais com uma sensação de urgência”.

 

Tendo acompanhado a engenhosidade sulista por várias décadas, Edelkoort explica o que torna o Sul tão especial: “Cada roupa tem uma alma, e cada foto sabe como capturá-la, alçando a moda a outro tipo de domínio de força totêmica e empática. Itens comuns são elevados de suas funções diárias, adquirindo status estrangeiro e conhecimento interno, sendo tanto únicos quanto universais. Esses poderes estranhos gravitam ao redor um do outro como átomos de uma bomba estética criativa, esperando para explodir no palco central da moda, capturada por estilistas talentosos e marcas inteligentes. Então, são eternizados por fotógrafos excepcionais que têm como objetivo abrir as comportas da criatividade sulista, jorrando ideias na paisagem morosa e repetitiva do design de moda, serpenteando com um sentido de maravilhamento, desenvolvendo o poder expressivo do que o design sulista pode se tornar”.

 

Proud South inclui ensaios de colaboradores notórios, como a escritora e jornalista Modupe Oloruntoba, a ativista têxtil e artesanal Kavita Parmar, o autor e colecionador Keith Recker e a artista de moda Carla Fernandez, com seu forte manifesto. Os perfis enfatizam vários talentos influentes, incluindo o fotógrafo marroquino Mous Lamrabat, o artista senegalês Omar Victor Diop, a marca indiana Pero e a marca de tricô xhosa Maxhosa. Os ensaios fotográficos ilustram o orgulho sulista com gosto, do trabalho da renomada Jackie Nickerson à série inédita Carrot Picker Girls [“Colhedoras de cenouras”] de Neville Trickett. Um portfólio adicional em preto e branco explora a história da fotografia nas regiões do Sul, decodificando as origens da corrente atual de talentos.

 

Com mais de 400 páginas de imagens inspiradoras, esse compêndio extenso é também um objeto de desejo, desenhado por Mariola Lopez Mariño, que coloca os visuais no pedestal que merecem e, orgulhosamente, os protege com uma sofisticada sobrecapa dourada. Atualmente em pré-venda, Proud South estará disponível em meados de agosto de 2022 e é um instrumento envolvente para descobrir que tendências estarão saindo do forno nos próximos anos.

Clique nas imagens para ampliar
FIQUE INFORMADO

Últimas Notícias

April 4, 2024
A Expo Revestir 2025 já tem data e local confirmados!
Ver notícia
March 26, 2024
O último dia de fórum reservou uma programação especial com palestrantes internacionais
Ver notícia
March 25, 2024
Expo Revestir: 22ª edição consolida sucesso de público altamente qualificado
Ver notícia
March 22, 2024
Sucesso na Expo Revestir 2024: tendências, negócios e lançamentos exclusivos!
Ver notícia

Promovido por

Anfacer

Evento Conjunto

Forum Internacional de Arquitetura e Design

Evento Simultâneo

Forum Internacional de Arquitetura e Design

Organização

Nurnberg Messe

Agência Oficial

Via HG Turismo

Transportadora Oficial

Via HG Turismo