NOTÍCIAS

Expo Revestir 2024 apostou em iniciativa sustentável com doações e reciclagem

Publicado em

6/5/2024

A gestão de resíduos impactou socialmente 7 cooperativas e a redução de 187 toneladas de CO²

A Expo Revestir 2024 implementou uma ação de sustentabilidade pioneira nesta edição. Com um projeto de segregação de resíduos na fonte foram estabelecidos seis pontos de triagem desde o início da montagem até o término da desmontagem, direcionando resíduos para reuso ou reciclagem.

Além do impacto ambiental positivo dessa iniciativa, a Expo Revestir reforça seu compromisso com a sustentabilidade e apoio social às cooperativas locais e à comunidade de catadores.

O projeto piloto não apenas visou impactar a indústria de eventos, mas também busca possibilitar a segregação e destinação correta dos resíduos.  As cerâmicas, por exemplo, são transformadas em novo material para doação e/ou reciclagem.

Por meio de políticas alinhadas à ISO 20.121, a gestão de resíduos impactou socialmente 7 cooperativas e resultou na redução de 187 toneladas de CO².

Foram reciclados 970.846 kg de resíduos e a gestão realizada pela NürnbergMesse Brasil Sustentável contribuiu para uma diminuição do montante gerado de 69 caçambas em comparação com 2023.

Além dos dados de resíduos recicláveis e rejeitos, a Expo Revestir 2024 promoveu ações sociais, como a doação de 473 pallets para a cooperativa K Aparas, que auxilia o coletivo de catadores na transformação desses materiais em móveis e insumos para a comunidade. Adicionalmente, foram doadas cerâmicas reavaliadas pelos agentes ambientais, que estavam em bom/excelente estado.

Além das iniciativas sustentáveis promovidas pela própria Expo Revestir, vale ressaltar que os expositores também adotaram a sustentabilidade como um princípio em suas participações. Muitos optaram por reutilizar as estruturas de seus estandes para futuras edições do evento, contribuindo para a redução do desperdício e minimizando o impacto ambiental. Essa conscientização e compromisso com práticas mais sustentáveis demonstram uma importante evolução no setor, refletindo o crescente interesse e preocupação das empresas com o meio ambiente.

Estande Portobello

A sustentabilidade sempre foi uma preocupação para a Portobello. Neste ano, o estande da marca na Expo Revestir foi construído com base em um projeto de consumo consciente, utilizando MLC - Madeira Laminada Colada, material extremamente tecnológico e triplamente sustentável. O espaço foi projetado pelo arquiteto Giovani Bonetti e a equipe de Arquitetura da marca.

Com a MLC é possível ter garantia da origem sustentável da estrutura, pois toda a madeira é certificada, resistente e 100% reutilizável. A estrutura chega pronta para a montagem no pavilhão, o que traz um impacto positivo na saúde dos trabalhadores da feira.

Segundo o arquiteto Giovani Bonetti, a MLC ainda é uma tecnologia pouco utilizada no Brasil, pois exige mão de obra especializada, o que representa um desafio na montagem. “Em termos de sustentabilidade é melhor você ter uma estrutura de MLC que uma estrutura metálica fechada com MDF, como ocorre tradicionalmente. Essa estrutura pode ser 100% reaproveitada, sem necessidade de novas intervenções fabris ou obras”, enfatiza.

A mesma estrutura será reutilizada durante a Expo Revestir 2025 e, posteriormente, o material será destinado à construção de um centro comunitário em um terreno de 6 mil metros quadrados no bairro Jardim Progresso, em Tijucas, Santa Catarina, onde está instalada uma das fábricas do Portobello Grupo.

Estande Docol

Na Expo Revestir, a Docol surpreendeu ao destacar a sustentabilidade em seu estande. A estrutura, 100% reutilizada do ano anterior, foi inteiramente composta de MLC - Madeira Laminada Colada, o que não apenas exemplifica o compromisso da empresa com a inovação sustentável, mas também demonstra sua habilidade em reutilizar materiais de forma criativa e eficiente.

Enquanto a edição anterior possuía um limite livre de obstáculos e volumes suspensos em seu interior, o estande de 2024 trouxe design inovador através do "véu" de fios metálicos ao redor de todo o espaço, de modo a criar um limite tênue que pode ser atravessado em todos os sentidos. É uma referência direta à transparência e fluidez de uma cortina de água.

Internamente, os espaços exploraram diferentes possibilidades de expressão dos conceitos chave que norteiam os produtos da marca: tecnologia e conexão com a natureza. O plano de luz da cobertura concentra a iluminação no "meio" do espaço. Mais uma vez, o projeto do estande da Docol explora a ideia de que pensar de forma sustentável pode ter relação direta com o reuso de estruturas existentes e a reordenação completa de seus espaços dentro da mesma grelha estrutural, evitando o desperdício.

Clique nas imagens para ampliar
FIQUE INFORMADO

Últimas Notícias

June 14, 2024
Novas tecnologias apresentadas na Expo Revestir 2024
Ver notícia
June 10, 2024
A beleza natural e cultural traduzida em revestimentos cerâmicos
Ver notícia
June 7, 2024
Design Brasil: Coleções inspiradas na riqueza e na diversidade brasileira
Ver notícia
June 4, 2024
Conheça as coleções assinadas por arquitetos e designers
Ver notícia

Promovido por

Anfacer

Evento Conjunto

Forum Internacional de Arquitetura e Design

Evento Simultâneo

Forum Internacional de Arquitetura e Design

Organização

Nurnberg Messe

Agência Oficial

Via HG Turismo

Transportadora Oficial

Via HG Turismo