NOTÍCIAS

"Devemos regenerar com beleza", afirma fundador da Cidade Matarazzo, Alex Allard, no FIER+ Arquitetura

Publicado em

22/3/2024

O empresário apresentou os princípios que deram origem ao complexo e os desafios de qualidade, criatividade e preservação do Patrimônio Histórico

O projeto da Cidade Matarazzo foi case de destaque durante o Fórum Internacional Expo Revestir, que aconteceu no auditório FIER+, durante o dia dedicado à revitalização urbana, quinta-feira (21). O fundador do complexo, Alex Allard, apresentou os princípios que deram origem ao projeto e os desafios de qualidade, criatividade e preservação do patrimônio histórico.

Alex falou sobre as escolhas de revestimento na Cidade Matarazzo, que contemplam 17 mil toneladas de pedras oriundas de estados como a Bahia e o Espiríto Santo. Crema Paraná, Branco Calacatta, Amazonite, Preto Paraná, Branco Nuvolato são algumas delas, que só conseguem ser extraídas com tecnologia de ponta. "As pedras brasileiras são incríveis, mas são muito difíceis de encontrar, porque são mercadorias de exportação. Tivemos que ir atrás." De acordo com o empresário, são produtos de qualidade superior ao mármore italiano. "São produtos que estão nas maiores casas de luxo do planeta".

O empresário também trouxe insights sobre como transmitir e gerar valor através das cadeias de produção da Cidade Matarazzo, unindo regeneração e sofisticação num mesmo projeto. "Eu tenho uma verdadeira obsessão de gerar valor com a preservação urbana. Temos a responsabilidade de praticar a regeneração na cadeia total de produção da Cidade Matarazzo", afirmou.

A palestra abrangeu as seis esferas do complexo Matarazzo, que incluem empreendimentos de cultura, gastronomia, hospitalidade, longevidade, moda e negócios. Alex destacou o trabalho da AYA Earth Partners, um ecossistema que reúne empresas do setor privado para acelerar a descarbonização do país. "O Brasil tem que virar o grande líder das mudanças climáticas. O ativo mais valioso desse país é a biodiversidade", declarou.  

O evento, que reuniu profissionais do ramo e empresários do setor de design e arquitetura, se focou em revitalização urbana, com apresentação do Head de Marketing e Eventos da ANFACER André Campana e abertura institucional do publisher da revista PROJETO, Fernando Mungioli. "A Cidade Matarazzo é um ícone de revitalização urbana na cidade de São Paulo", declarou Campana durante a apresentação. Maior feira de revestimentos e acabamentos da América Latina, a Expo Revestir acontece de 19 a 22 de março, no pavilhão São Paulo Expo.

Sobre Alex Allard

Alexandre Allard é fundador da Cidade Matarazzo, o maior projeto privado de restauração com preservação do patrimônio histórico do Brasil. O Matarazzo combina regeneração e sofisticação em um espaço que reúne experiências de cultura, gastronomia, hospitalidade, longevidade, moda e negócios. Allard é também cofundador da AYA Earth Partners, um ecossistema dedicado à aceleração da economia de baixo carbono.

Acumulando também experiências em tecnologia e moda, Allard foi premiado 43 vezes e o primeiro estrangeiro a receber o prêmio de Empreendedor do Ano 2022 pelo Estado de São Paulo, em 137 anos. Recentemente, recebeu o prêmio Cidade de São Paulo (2024) pela segunda vez.

Sobre a Cidade Matarazzo

Localizada a poucos metros da Avenida Paulista, no bairro da Bela Vista, a Cidade Matarazzo é um complexo que combina as maravilhas da natureza com as conveniências e luxos da vida moderna, oferecendo experiências únicas de cultura, longevidade, hospitalidade, gastronomia, moda e beleza.

A Cidade Matarazzo tem a sua essência voltada à arte, bem-estar, ancestralidade e, devido à sua grandiosidade, está sendo entregue em fases, com previsão de diversos lançamentos para 2024. O local apresenta uma nova forma criativa e consciente das pessoas verem e experimentarem o melhor e mais belo que o mundo tem a oferecer, se consolidando como um lugar para inspirar mudanças de hábitos e adotar práticas de regeneração.

Conhecido como um dos maiores projetos privados de requalificação urbana com preservação do patrimônio histórico do país, o complexo foi inaugurado oficialmente em 2022 e conta com dez edifícios, incluindo prédios tombados, em um terreno de cerca de 30 mil metros quadrados.  

O projeto surgiu a partir da idealização do empresário francês Alexandre Allard que, em 2011, adquiriu o antigo Complexo Hospitalar Umberto I, conhecido popularmente por Hospital Matarazzo. Hoje o espaço abriga: o premiado Hotel Rosewood São Paulo, primeira unidade sul-americana da rede de hotéis de luxo; a Torre Mata Atlântica; um edifício corporativo que abriga a AYA Earth Partners, centro de negócios para empresas e organizações ligadas à economia verde; a Capela Santa Luzia, além dos restaurantes Le Jardin, Blaise e Taraz e dos bares Rabo di Galo, Emerald Garden Pool e Bela Vista Rooftop Pool – localizados dentro do hotel. A segunda fase conta ainda com novidades no campo da cultura, hospitalidade, inovação, moda, saúde e bem-estar, dentre as quais, o primeiro Soho House da América do Sul.

Cada componente do projeto Cidade Matarazzo é proveniente do Brasil e segue práticas ambientalmente responsáveis. A preservação e a busca por operações neutras em carbono impulsionam cada aspecto do desenvolvimento do Complexo, estabelecendo um novo padrão para projetos urbanos em todo o mundo. A criação contou com renomados profissionais, entre eles os arquitetos Jean Nouvel e Rudy Ricciotti; o designer de interiores Philippe Starck, além dos irmãos Campana, Levisky Arquitetos, Spol Architects, entre outros.

Acesse o site da Cidade Matarazzo para ter uma completa imersão no complexo, seus serviços e experiências.  Outras informações em https://www.cidadematarazzo.com.br.

Clique nas imagens para ampliar
FIQUE INFORMADO

Últimas Notícias

July 12, 2024
Seis finalistas do Best in Show na categoria de "Melhor Peça Cerâmica Especial"
Ver notícia
June 26, 2024
As melhores coleções de porcelanatos expostas na 22ª edição da Expo Revestir
Ver notícia
June 14, 2024
Novas tecnologias apresentadas na Expo Revestir 2024
Ver notícia
June 10, 2024
A beleza natural e cultural traduzida em revestimentos cerâmicos
Ver notícia

Promovido por

Anfacer

Evento Conjunto

Forum Internacional de Arquitetura e Design

Evento Simultâneo

Forum Internacional de Arquitetura e Design

Organização

Nurnberg Messe

Agência Oficial

Via HG Turismo

Transportadora Oficial

Via HG Turismo