NOTÍCIAS

Berneck apresenta Coleção Legado e celebra a permanência do essencial

Publicado em
18.2.2026

Nova coleção traz seis novos padrões de painéis de melamina BP e será apresentada com exclusividade na Expo Revestir 2026.

A Berneck, referência nacional em painéis MDP, MDF e HDF além de madeira serrada de Pinus e Teca, prepara um lançamento histórico para a Expo Revestir 2026. Com a Coleção Legado, a empresa paranaense celebra seus 74 anos de trajetória, unindo a nobreza das madeiras brasileiras à mais alta tecnologia industrial.

O lançamento oficial ocorre entre 09 e 13 de março, no São Paulo Expo, onde o público conhecerá seis novos padrões de melamina BP que sintetizam o DNA de uma marca que não para de evoluir.

A Coleção Legado não é apenas um lançamento, mas a maturação de um percurso iniciado em 2018 com a coleção Origens. Para Roberto Sanches, gerente comercial e de marketing da Berneck, o momento é de consolidação. A coleção se propõe a celebrar aquilo que permanece ao longo do tempo, resgatando referências do passado a partir de uma leitura contemporânea. "Legado reflete a nossa capacidade de ler o mercado e entregar o que é essencial. Saímos de propostas experimentais para um portfólio que equilibra perfeitamente a ousadia estética com a alta performance comercial que nossos parceiros exigem", afirma Sanches.

Inspiração

É justamente dessa alternância entre ousadia e consolidação que nasce Legado. Inspirada na nobreza das catedrais, na marcenaria clássica e na verdade dos materiais, a coleção apresenta seis novos padrões de painéis de melamina BP. Os veios naturais assumem protagonismo, com lâminas orientadas no mesmo sentido, valorizando os desenhos ascendentes da madeira e remetendo a técnicas tradicionais, agora traduzidas para um contexto industrial e sustentável. Todos os padrões utilizam madeiras brasileiras, reforçando a ideia de arquitetura vernacular e a valorização da riqueza local.

Entre os conceitos que orientam a coleção estão a nostalgia em sua forma mais essencial, a verdade dos materiais, pilar do modernismo brasileiro, e comportamentos contemporâneos ligados à presença e à pausa consciente, como o nunchi, da cultura coreana, e o fika, de origem sueca. " Queremos que cada padrão conte uma história de acolhimento e identidade. É uma coleção que consolida valores como a excelência técnica e a conexão genuína com a indústria e a revenda. " destaca Andrea Corrêa Ellor, coordenadora de desenvolvimento de produtos.

Os seis novos padrões valorizam desenhos ascendentes e texturas que provocam os sentidos. A analista e arquiteta Naiara Gasparello reforça a importância da exposição dos produtos na maior feira de revestimento da américa latina. "Para a Expo Revestir, projetamos um estande que é a extensão física dessa busca pela excelência técnica e conexão genuína com o mercado. O visitante poderá sentir a textura das 'catedrais' sutis do Jequitibá e o toque orgânico do Freijó Nativo, em um ambiente que privilegia a amplitude e o bem-estar evidenciando o Mogno Imperial e a Cerejeira Natural, transformando o nosso espaço em uma verdadeira vitrine da arquitetura vernacular brasileira.

Com Legado, a Berneck reafirma seu papel no design de superfícies ao unir inovação, memória e propósito em uma coleção que avança sem romper com a história que a construiu.

Conheça os produtos da Coleção Legado

AZUL GALENO I Micro

Inspirado em nuances minerais, o Azul Galeno revela sua profundidade conforme a luz e valoriza projetos de interiores. Seu estilo atemporal, com leitura contemporânea, cria contraste e acrescenta sofisticação ao mobiliário. Um padrão equilibrado, que atua como ponto de identidade ou em composições.

CEREJEIRA NATURAL I Grann

A tradicional cerejeira ganha uma releitura para os tempos modernos, tornando-se a expressão máxima do equilíbrio. A Cerejeira Natural possui veios sutis e tons quentes, resgata a elegância clássica e a traduz para o morar contemporâneo. É o padrão ideal para móveis planejados que buscam o conforto visual absoluto, adaptando-se com fluidez a projetos que não renunciam à sofisticação e do acolhimento.

CEREJEIRA CLARA I Grann

Um convite à leveza. A Cerejeira Clara traduz calma e precisão estética em um padrão luminoso que amplia os sentidos, uma reinterpretação da cerejeira natural. Sua “catedral” sutil e suave revela um design que privilegia a amplitude e o bem-estar. É a escolha perfeita para criar ambientes serenos, onde a harmonia e a clareza se tornam os elementos centrais da decoração.

FREIJÓ NATIVO I Grann

Inspirado nas florestas que moldam a alma do design brasileiro, Freijó Nativo é um convite para reconectar-se com a natureza, celebrar o toque orgânico e a versatilidade de um clássico da marcenaria brasileira, agora renovado em um produto de alta performance, sustentável e pronto para inspirar novos projetos.

MOGNO IMPERIAL I Grann

Intenso e envolvente, o Mogno Imperial é uma celebração de uma das madeiras mais nobres que temos em solo brasileiro. Essa reprodução do mogno elegante e maduro apresenta uma tonalidade avermelhada única, aquecendo os ambientes com sofisticação. Possui catedrais ricas em detalhes e cores, bem desenhadas, que se tornam ornamentais.

JEQUITIBÁ BRASIL I Grann

Amplo e expressivo, o Jequitibá Brasil é uma homenagem ao jequitibá-rosa e traduz a grandiosidade da madeira brasileira. Sua coloração rosa-acastanhada, que confere a esse padrão versatilidade, compõe com tons mais aquecidos e frios, sem perder o aconchego. Suas catedrais e poros bem-marcados trazem equilíbrio e toda a verdade dessa madeira tão rica.

Sobre a Berneck

Fundada em 1952, a Berneck é uma empresa familiar 100% brasileira. Sua história é marcada pelo manejo responsável da madeira e pela transmissão de valores entre gerações. Especializada na produção de painéis MDP, MDF e HDF, além de madeira serrada de Pinus e Teca, a empresa atua de forma integrada em toda a cadeia produtiva, do plantio florestal à manufatura de produtos de alta qualidade. Toda a matéria-prima é proveniente de florestas plantadas, com geração própria de energia por biomassa.

A Berneck mantém plantas industriais no Paraná e em Santa Catarina, com alta capacidade produtiva e tecnologia de ponta. As unidades são estrategicamente localizadas para garantir eficiência logística e distribuição aos mercados nacional e internacional. Seus produtos atendem setores como a indústria moveleira, arquitetura e design de interiores, construção civil, eletrônica e embalagens, reforçando o compromisso contínuo da empresa com inovação, sustentabilidade e excelência industrial.

Somos BERNECK®, desde 1952!

Expo Revestir 2026

09 a 13 de março.

Segunda a quinta-feira, das 9h às 19h

Sexta-feira, das 9h às 17h

Pavilhão São Paulo Expo

Rodovia dos Imigrantes, km 1,5

São Paulo, Brasil

Clique nas imagens para ampliar
No items found.

Promovido por

Anfacer

Evento Simultâneo

Forum Internacional de Arquitetura e Design

Organização

Nurnberg Messe

Agência Oficial

Via HG Turismo

Transportadora Oficial

Via HG Turismo