ENG / ESP
A Fashion Week da Arquitetura e Construção
Ricardo Amorim + Jum Nakao + Arquitetos Chilenos e Mais Na Expo Revestir
RICARDO AMORIM É DESTAQUE NO DIA DO CONSTRUTOR



Reunindo executivos e representantes das construtoras do país, o terceiro dia do Fórum Internacional de Arquitetura e Construção aconteceu nesta quinta-feira (7). O evento contou com a palestra ministrada pelo jornalista econômico Ricardo Amorim, que abordou o tema “Brasil: como eliminar gargalos e acelerar o crescimento do setor de construção de forma sustentável".

O II Encontro de Líderes das Construtoras e Indústria de Materiais de Construção foi aberto por Antônio Carlos Kieling, presidente do Fórum e da EXPO REVESTIR, que destacou o apoio e a parceria da Editora Pini e do SindusCon-SP, representados, respectivamente, por seus presidentes Eric Cozza e Sérgio Watanabe, que também falou sobre o setor da construção civil e perspectivas para próximo ano.

  Ricardo Amorim destacou os desafios da indústria para um crescimento sustentado ao longo do tempo, abordando questões como infraestrutura, carga tributária, legislação e mão-de-obra, enfatizando como o Brasil pode lidar com estes gargalos e quais fatores levaram à aceleração do crescimento.


“Nos últimos 10 anos, em via de regra, o setor de materiais de construção vem crescendo em ritmo mais acelerado que o restante da economia brasileira, impulsionado pelo aumento da renda e crédito. Enquanto a renda continuar em expansão e as taxas de juros mantiverem a trajetória de queda no longo prazo, mesmo que com eventuais elevações cíclicas, o processo de ampliação do crédito no país não deve ser revertido, sustentando o crescimento do setor, que deve continuar a ser significativamente mais rápido do que a economia”, finalizou.

EXPO REVESTIR RECEBE ARQUITETOS CHILENOS



Dez dos mais renomados escritórios de arquitetura do Chile visitaram os estandes do Pavilhão do Transamérica Expo Center nestes três primeiros dias de evento. Em uma parceria da ANFACER, criadora e realizadora da EXPO REVESTIR, com a Casa Cor Chile, os profissionais estiveram no evento em busca de materiais e produtos inovadores nacionais que serão utilizados na próxima edição da mostra, que acontecerá no segundo semestre deste ano.

Além da programação da feira, os arquitetos estiveram na Al. Gabriel Monteiro da Silva, reduto das mais importantes lojas e marcas de decoração da capital paulista e conheceram obras de Oscar Niemeyer.

JUM NAKAO NA EXPO REVESTIR



 Antonio Carlos Kieling, presidente da Expo Revestir e do Fórum e Lauro Andrade, diretor dos eventos, receberam nesta quinta-feira (7) o designer brasileiro Jum Nakao. Durante sua segunda visita à feira Jum enfatizou a importante relação entre a moda e a arquitetura e em como estas duas áreas se complementam.
  “Vestir e revestir são campos que se completam. A EXPO REVESTIR é como uma feira têxtil para quem faz moda, onde você encontra todos os elementos para “vestir” a casa. Nossas roupas são camadas que mostram quem somos, que valores temos e nossa casa é o ambiente onde nossa história acontece. A casa é o cenário da nossa própria existência”, destacou o designer enquanto passeava pelos corredores da feira, conferindo as últimas tendências em cores, texturas e padronagens para revestimentos.

PÚBLICO PROFISSIONAL MARCA PRESENÇA NA FEIRA



O público profissional qualificado presente no evento reafirma a importância da EXPO REVESTIR para o setor. Arquitetos, designers de interiores, revendedores, construtores e compradores internacionais vieram conferir as mais recentes soluções para o setor de acabamentos para a construção civil.
  Além dos 240 expositores presentes, os visitantes participaram da programação do Fórum Internacional de Arquitetura e Construção, evento que acontece simultaneamente à EXPO REVESTIR, que será encerrado com a programação do Tecnargilla Brasil e do Dia do Arquiteto, nesta sexta-feira (8), com a presença do renomado crítico inglês de arquitetura do Financial Times, Edwin Heathcote. Confira a programação completa: www.exporevestir.com.br

IDEIAS INOVADORAS E SOLUÇÕES PARA PROJETOS DE ILUMINAÇÃO SÃO TEMAS DO CONGRESSO LUMINOTÉCNICA



O Congresso Luminotécnica, que aconteceu no dia 7, paralelo à EXPO REVESTIR, reuniu profissionais para discutir desafios e soluções na aplicação de iluminação artificial.
  A programação do encontro, uma iniciativa da IBC - empresa do Informa Group, com o apoio de entidades e associações de setor, foi iniciada pelas arquitetas Cláudia Shimabukuro e Letícia Mariotto, que destacaram a importância do Lighting Design na harmonização dos diversos elementos do ambiente, seguida pela apresentação da especialista em fachadas Paula Carnelós.


O engenheiro Luis Roberto Steluti finalizou a programação da manhã, que teve como mediador o arquiteto e urbanista Afonso Celso Bueno Monteiro, presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo (CAU-SP), apresentando a importância e os benefícios de projetos de automação.
  Na parte da tarde, a mediação ficou a cargo de Cláudia Torres, que reforçou que o caminho da eficiência energética é a combinação entre iluminação natural e artificial. Também participaram do evento Guinter Parschalk e a consultora Neide Senzi.

DECONCIC DEBATE FATORES DE DESENVOLVIMENTO DA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO CIVIL



O DECONCIC – Departamento da Indústria da Construção da FIESP esteve reunido na EXPO REVESTIR discutindo temas e fatores ligados ao desenvolvimento da indústria e da cadeia da construção civil nacional. Na ocasião, estiveram presentes Carlos Eduardo Auricchio e Manuel Carlos Rossitto, respectivamente diretor titular e diretor titular adjunto do departamento, e Antônio Carlos Kieling, superintendente da ANFACER e presidente da feira e do Fórum, que enfatizou o esforço das entidades na conquista de benefícios e incentivos para a in
Título