ENG / ESP
A Fashion Week da Arquitetura e Construção
Expo Revestir e Anfacer Participam do Enaex 2015 Para Discutir A Competitividade da Indústria Brasil

ANFACER participa do Enaex 2015 para discutir a competitividade da indústria brasileira no
comércio exterior

Em sua 34ª edição, o ENAEX 2015 (Encontro Nacional de Comércio Exterior), realizado nos dias 19 e 20 de agosto, no Centro de Convenções Sul América, no Rio de Janeiro, teve como tema "AEB 45 Anos em Prol da Competitividade no Comércio Exterior".

O evento apresentou diversos painéis e workshops, despachos executivos e reuniões durante os dois dias do evento, além de uma área de exposição com estandes de empresas, entidades, órgãos públicos e mídias especializadas.

Para Antonio Carlos Kieling, superintendente da ANFACER e diretor da Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB), a indústria cerâmica tem um importante papél no mercado exportador do país. "Hoje, mais de 40 empresas do setor nacional exportam seus produtos para os mais diversos mercados no mundo. Em 2014, o Brasil exportou para 113 países, totalizando 69,2 milhões de metros quadrados, o que equivale a uma receita de US$ 279,8 milhões", revela.

Kieling conta que a indústria brasileira de revestimentos apresenta uma das maiores produtividades mundiais no seu segmento. "Os problemas de competitividade não estão dentro da indústria nacional, mas sim no conjunto das ineficiências do país. Em relação a crise econômica pela qual passa o Brasil, minha visão é de que essa é conjuntural e sairemos dela num futuro não muito distante. O problema maior é equacionar as questões políticas envolvidas que, na atualidade, estão contaminando o cenário econômico dificultando a retomada da estabilidade do país", afirma.

O ENAEX, evento de referência no Brasil em matéria de comércio exterior, tem caráter propositivo, constituindo-se num espaço de debate e reflexão sobre as questões mais relevantes do comércio internacional, com foco na competitividade. O evento teve um público estimado de 2.500 profissionais altamente qualificados, com atuação em todas as áreas da cadeia de negócios do comércio exterior.

Vale destacar ainda a presença de importantes autoridades ligadas ao segmento exportador, entre eles: o Ministro da Fazenda, Joaquim Levy; o Ministro da Indústria e Comércio Exterior, Armando Monteiro; o Ministro dos Portos, Edinho Araújo e o Presidente da Apex-Brasil, David Barioni.

Título