EXPO REVESTIR 15 ANOS: EDIÇÃO HISTÓRICA EM NEGÓCIOS E PÚBLICO

A 15a. edição da EXPO REVESTIR, realizada de 7 a 10 de março de 2017, foi encerrada com visitação recorde de mais de 68 mil visitantes, o que representa um crescimento de 8,7% em comparação à edição de 2016.



Para Antonio Carlos Kieling, presidente da EXPO REVESTIR e superintendente da ANFACER, "ao completar 15 anos, a feira se consolida como a principal oportunidade para impulsionar novos negócios, principalmente as exportações do setor”. Lauro Andrade Filho, diretor geral dos eventos, afirma que “esta edição foi surpreendente pelo recorde de público, conteúdos inéditos e lançamentos inspiradores”.

Como evento conjunto à feira, o FÓRUM INTERNACIONAL DE ARQUITETURA E CONSTRUÇÃO recebeu mais de 3,5 mil profissionais altamente qualificados que assistiram às palestras de grandes nomes nacionais e internacionais.

ENCONTRO INÉDITO DE GERAÇÕES DA ARQUITETURA BRASILEIRA



Antes de iniciar os debates, Antonio Carlos Kieling realizou uma homenagem aos parceiros importantes e fundamentais para o sucesso dos eventos, que receberam uma placa comemorativa. Os contemplados foram os ex-presidentes da AsBEA, Henrique Cambiaghi, Jorge Königsberger, Ronaldo Resende, Eduardo S. Nardelli e a atual presidente, a Arq. Miriam Addor. Foram homenageados também o publisher Fernando Mungioli; e a presidente da Casa Cor, Livia Pedreira.



A tarde foi iniciada com o Painel Asbea, comandado pela Arq. Miriam Addor, Presidente da AsBEA e do Arq. Haroldo Pinheiro, Presidente do CAU/BR e participante do HABITAT III, Arquiteto José Armênio de Brito Cruz (Pres. da SP Urbanismo), Arquiteta Adriana Levisky (AsBEA/SP) em torno das Deliberações sobre as principais resoluções do Congresso Mundial da ONU – HABITAT III.

Em seguida, para celebrar os 40 anos da Revista Projeto e os 15 do Fórum, profissionais e escritórios brasileiros de arquitetura foram convidados para um inédito e emocionante encontro de gerações.



Fernando Mungioli, da Revista Projeto, comandou o debate em torno do tema Vida e obra: passado, presente e futuro com os convidados da Andrade Morettin Arquitetos, Gustavo Penna Arquiteto e Associados, Biselli Katchborian Arquitetos, LoebCapote Arquitetura e Urbanismo, FGMF Arquitetos, UNA Arquitetos, com a participação especial do SÃO PAULO ARQUITETOS + COA, vencedores do Concurso para projeto da Sede do CAU/BR e IAB/DF. 



BEST IN SHOW: AS MELHORES COLEÇÕES ESCOLHIDAS POR RENOMADOS JORNALISTAS, ARQUITETOS E DESIGNERS DE INTERIORES



Com o objetivo de destacar ainda mais os produtos nacionais de alto valor agregado, a ANFACER (Associação Nacional dos Fabricantes de Cerâmica para Revestimentos, Louças Sanitárias e Congêneres), com a parceria da Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), realizou a terceira edição do Prêmio "Best in Show - Ceramics of Brasil".

A premiação elegeu as melhores linhas em categorias distintas e contou com a curadoria do jornalista e crítico de design Marcelo Lima e um corpo de jurados altamente qualificados composto por seis profissionais da comunicação, que atuam no segmento de arquitetura e decoração: Allex Colontonio (Publisher e Diretor Editorial da revista GIZ), Fernando Mungioli (Publisher da Revista Projeto); Fernando Serapião (Editor da revista Monolito); Eliana Sanches (Diretora de Redação da revista Casa Claudia); Ricardo Gaioso (Diretor de Conteúdo da revista Kaza); Thais Lauton (Diretora de Redação da revista Casa e Jardim).

O Grande Prêmio dos Arquitetos e Designers de Interiores contou com o júri de profissionais de destaque composto por Brunete Fraccaroli, Diego Revollo, Fernanda Marques, Francisco Cálio, Leo Shehtman, Noura van Dijk. Confira os vencedores:

- Cerâmica/Porcelanato Fachada: Embramaco, linha Abruzzo

- Cerâmica/Porcelanato Parede: Biancogrês, linha Matelasse Black

- Cerâmica/Porcelanato Piso: Decortiles, linha Laca Black

- Mosaicos: Portinari, Conect

- Pastilhas: Atlas, linha Catania

- Louças Cerâmicas Cubas: Lorenzetti, cuba Lorenvogue

- Louças Cerâmicas Bacias: Roca, linha Inspira Square

- Peças Especiais: Deca, linha de acessórios de louça para banheiro de Jader Almeida

Prêmio grand prix arquitetos e designers de interiores

- Porcelanato: Ceusa, coleção Brise

- Louças: Roca, linha Inspira Square

PERSONALIZAÇÃO DE AMBIENTES: CRIAÇÕES EXCLUSIVAS



A grande versatilidade dos revestimentos tornou fácil o exercício de criar uma paginação autoral. Mesclar diferentes tamanhos de uma mesma peça, por exemplo, dá margem para criações exclusivas. Entre os bricks, por exemplo, é possível encontrar inúmeros tons e outras tantas possibilidades de acabamento entre as já populares opções fosca, brilhante e rústica. E essa multiplicidade de usos se estende às cerâmicas, madeiras, pedras e também aos mosaicos e vidros. O desafio maior fica para os arquitetos e designers: escolher o que especificar.

FÓRUM TECNARGILLA BRASIL: NOVAS TECNOLOGIAS E O FUTURO DA FABRICAÇÃO DE CERÂMICAS PARA REVESTIMENTO

O último dia da 15ª EXPO REVESTIR também colocou em discussão assuntos relevantes para o setor durante o Tecnargilla Brasil, que contou com a curadoria do professor Anselmo Boschi.



A sustentabilidade da indústria de revestimentos cerâmicos foi assunto para a Coordenadora de Projetos Sustentáveis do Centro de Tecnologia de Edificações (CTE), Adriana Hansen. Na sequência, a arquiteta Flavia Fernandes, representante da Laminan, falou sobre os novos usos para os materiais, com destaque para fachadas ventiladas, bancadas de cozinhas e banheiros, mobiliário e até luminárias.

Por fim, o italiano Giovanni Lancieri, diretor da Sacmi, palestrou sobre a evolução da tecnologia no segmento e o advento da indústria 4.0, na qual as máquinas trabalham de forma complexa e articulada, com resultado refletido em agilidade, produtividade e eficiência.

Foram homenageados, neste encontro, parceiros que acompanham a trajetoria de 15 anos do Fórum Tecnargilla: Erica Di Giovancarlo, da Italian Trade Agency - ITA, Gian Paolo Crasta da ACIMAC e Lazzaro Menasce da Mundo Cerâmico.



PRÊMIO SAINT GOBAIN DESTACA PROJETOS SUSTENTÁVEIS DURANTE O FIAC

O Prêmio Saint-Gobain de Arquitetura – Habitat Sustentável apresentou os vencedores desta edição nas categorias Profissional Institucional, Residencial, Comercial, Estudante e o projeto Casa da Sustentabilidade.


EXPO REVESTIR 2018

A próxima edição já está confirmada para 06 a 09 de março de 2018. Acompanhe nossas redes sociais e fique ligado em todas as novidades. Até lá!