ENG / ESP
A Fashion Week da Arquitetura e Construção
Cerâmica Brasileira É Destaque, Pelo Segundo Ano Consecutivo, No Maior Festival de Design do Mundo

Dez empresas brasileiras, fabricantes de cerâmica para revestimentos e louças sanitárias e vencedoras do Prêmio Best in Show - Ceramics of Brasil, apresentarão suas peças durante a Semana de Design de Milão, em abril



O Brasil é um dos grandes protagonistas internacionais do setor de revestimentos cerâmicos, ocupando a segunda colocação no ranking mundial de produção e consumo, com exportações para mais de 110 países em todos os continentes. Além dos resultados quantitativos, os revestimentos e louças sanitárias brasileiras encontram-se no "estado da arte", no que se refere às questões estéticas e de qualidade.

Com o objetivo de destacar ainda mais os produtos nacionais de alto valor agregado, a ANFACER (Associação Nacional dos Fabricantes de Cerâmica para Revestimentos, Louças Sanitárias e Congêneres), entidade que representa o setor nacional e internacionalmente, com o patrocínio da Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) criou o Prêmio "Best in Show - Ceramics of Brasil".

A edição do prêmio foi realizada durante a 14° EXPO REVESTIR, que aconteceu em março passado, em São Paulo/SP. Os produtos premiados estarão expostos na Università Degli Studi di Milano, um local de grande visitação, no período de 11 a 17 de abril de 2016, como parte da mostra BRAZIL S/A. A expectativa de público é de 120 mil pessoas. O festival da cidade italiana é o maior, mais tradicional e mais importante do mundo.

Para eleger as melhores linhas em categorias distintas no prêmio "Best in Show - Ceramics of Brasil", a ANFACER contou com a curadoria do jornalista e crítico de design Marcelo Lima e um corpo de jurados altamente qualificados, composto por 11 profissionais da comunicação, que atuam no segmento de arquitetura e decoração. São eles: Alexandre Ferreira (Diretor de Redação da revista Casa Claudia), Allex Colontonio (Diretor de Redação da revista Kaza), Célia Paccini (Editora da revista Casa Mix), Clarissa Schneider (Editora-chefe da revista Bamboo), Fernando Serapião (Editor da revista Monolito), Regina Galvão (Editora da revista Casa Claudia Luxo), Simone Quintas (Diretora de Redação da revista Casa e Jardim), Artur de Andrade (Redator-chefe da revista Casa Vogue); Amanda Reis (Diretora do ArchDaily); Silvana Rosso (Editora da revista Decorar) e Fernando Mungioli (Publisher da revista Projeto Design).

Este ano, o "Best in Show - Ceramics of Brasil" apresenta mais uma inovação: o Grande Prêmio dos Arquitetos e Designers de Interiores, com júri de profissionais composto por Brunete Fraccaroli, David Bastos, Diego Revollo, Fernanda Marques, Fernando Forte, Joia Bergamo, Marcelo Rosenbaum, Marco Aurélio Viterbo, Patricia Martinez e Renata Amaral.

Jornalistas



Arquitetos e Designers de Interiores



Planta Baixa da Università Degli Studi di Milano e localização da Exposição Best in Show - Ceramics of Brasil



Perspectiva da Exposição Best in Show - Ceramics of Brasil



Os premiados ainda poderão utilizar o selo "Best in Show" em suas divulgações, publicidades, entre outras ações, durante um ano.



Confira a seguir o depoimento dos promotores e curador e detalhes das empresas e produtos que receberam o selo "Best in Show - Ceramics of Brasil - Edição Expo Revestir 2016".



"O objetivo do Best in Show - Ceramics of Brasil é reconhecer os melhores produtos lançados pelos associados no ano e enaltecer a indústria nacional. Além disso, estimular também oportunidades em novas frentes e promover oportunidades de negócios internacionais”, diz Antonio Carlos Kieling, superintendente da ANFACER.



"Em sua segunda edição, a receptividade alcançada pelo prêmio Best in Show – Ceramics of Brasil, da Anfacer, realmente me surpreendeu. Da parte dos fabricantes a preocupação em oferecer a apreciação do júri, produtos com gradientes vários, de real interesse, foi um aspecto notório. Da parte dos jurados, o interesse em saber mais, afim de proceder a uma apreciação mais justa e pertinente foi igualmente observada. De forma que só posso acreditar que estamos na direção correta. E nossa iniciativa cumprindo sua maior função: colaborar para o desenvolvimento e afirmação da indústria cerâmica nacional. Que venha Milão!", celebra Marcelo Lima.



“Com o ‘Best in Show’ além de estimular a indústria nacional, levamos os produtos com padrões internacionais à Semana de Design de Milão, destacando a indústria brasileira e promovendo as marcas que são referência em design e tecnologia", revela Lauro Andrade Filho, Diretor Executivo da Expo Revestir.

OS VENCEDORES



Cerâmica/Porcelanato - Piso: Decortiles


Blackwood: Os revestimentos da linha Blackwood são resultado de uma releitura da madeira tradicional, que transforma o material bruto em obra de arte. Além disso, a estética forte e imponente de textura marcante remete à interferência das chamas trazendo um efeito inquieto e soberano.

Medidas: 20x120cm

Sobre a DECORTILES: A Decortiles propõe uma nova maneira de olhar para a cerâmica. Criada na Eliane Revestimentos Cerâmicos, uma pioneira e referência no mercado, a marca é reflexo de toda brasilidade e orgulho de um produto único feito no Brasil.
Unindo a necessidade de morar bem com o desejo de autoexpressão, a Decortiles cria produtos que respiram arte, moda e arquitetura. A paixão pelo design faz a marca ir muito além da decoração buscando observar os movimentos e as transformações do mundo.
O resultado dessa busca constante são revestimentos exclusivos que combinam tecnologia com o resgate e a beleza do feito à mão, uma união que possibilita experiências além do universo material.

Site: decortiles.com.br

                                                                                                         
Cerâmica/Porcelanato - Parede: Cerâmica Portinari 


Giardino: A natureza é sempre uma rica fonte de inspiração. Nesta coleção, o carvalho foi o escolhido para ser representado no porcelanato. Uma madeira de tom quente, cor de mel e veios inconfundíveis que conferem a personalidade característica do carvalho aos porcelanatos desta coleção. Está disponível nas versões acetinada e antiderrapante e conta ainda com uma peça decorada com conceito de madeira esculpida em alto relevo, para ser explorado com iluminação em paredes e fachadas. É a solução completa para conferir aconchego aos ambientes.

Medidas: 60x120cm

Sobre a empresa: A marca Cerâmica Portinari faz parte da Cecrisa Revestimentos Cerâmicos S.A., uma das maiores empresas de revestimentos cerâmicos do Brasil. Os produtos são desenvolvidos com base em pesquisas de tendências globais e altos investimentos em tecnologia. São coleções diferenciadas e inovadoras, refletindo o compromisso da marca com o design, a autenticidade e o valor agregado proporcionando sofisticação a qualquer ambiente. O resultado é o portfólio mais completo do mercado de revestimentos cerâmicos, com soluções para qualquer projeto.

Site: ceramicaportinari.com.br


Cerâmica/Porcelanato - Fachada: Pointer 


Azul Céu: A linha Raízes, da qual Azul Céu faz parte, emociona e desperta a memória. Com olhar contemporâneo, os designers apresentam representações em cerâmica inspiradas em momentos marcantes da arquitetura brasileira.

 

Medidas: 30x60cm

 

SOBRE O PORTOBELLO GRUPO - A Portobello, marca líder em revestimentos cerâmico no Brasil, e a Pointer, nova marca do segmento com unidade fabril em Maceió, AL, voltada ao mercado do Nordeste, fazem parte do Portobello Grupo. As duas marcas juntas empregam mais de 3.000 colaboradores e produzem 50 milhões de metros quadrados ao ano e, mesmo tendo posicionamentos e públicos diferentes, compartilham valores como inovação, sustentabilidade e design. Com proposta de design democrático, a fábrica Pointer é a mais moderna e sustentável do país, projetada para produzir revestimentos diferenciados de forma competitiva. A Portobello Shop, maior rede de lojas do segmento no Brasil, com mais de 140 lojas, próprias e franqueadas, e posicionamento voltado aos profissionais de arquitetura e decoração, é o principal canal de vendas da marca Portobello, que distribui também através das revendas multimarcas, vendas diretas às grandes obras e construtoras e exportação para os cinco continentes. O Portobello Grupo traz a confiabilidade e o know how da marca Portobello para a expansão dos negócios iniciada em 2015.

Site: www.pointer.com.br

 

Mosaicos: Eliane Revestimentos 


Look Blue: A geometria sofisticada e jovial propõe uma maneira divertida de decorar, possibilitando composições exclusivas com diferentes formatos e leves texturas. Os tons explorados por Look Blue foram inspirados nas cores Pantone 2016, Rose Quartz e Serenity.

Medidas: 30x90cm

Sobre a ELIANE: Qualidade, tecnologia, pioneirismo, inovação e sustentabilidade são algumas das palavras que traduzem a Eliane Revestimentos Cerâmicos. Com atuação de 56 anos no mercado, a Eliane foi a primeira cerâmica brasileira a fabricar porcelanato e sempre busca inovar em tudo o que produz. A empresa possui o maior e mais completo portfólio de revestimentos cerâmicos.

As seis unidades fabris estão distribuídas em dois polos: o Sul conta com cinco indústrias, sendo quatro em Cocal do Sul/SC, onde também fica a sede da empresa; e a unidade Porcellanato, em Criciúma (SC); e no Nordeste situa-se a unidade de Camaçari (BA). Além de contar com um escritório internacional em São Paulo e centro de distribuição nos Estados Unidos.  Os produtos cerâmicos fabricados pela Eliane são encontrados em mais de 80 países, e no Brasil em mais de 15 mil pontos de vendas.

Site: eliane.com.br


Peças Especiais: Portobello 


Elemento:  é um cobogó em cimento natural que a Portobello apresenta na coleção 2016. O Cobogó Elemento é geométrico e simples, nas cores cinza e branco. A nova coleção, batizada de Arquitetura em Movimento – In and Out, veste a casa com muito movimento, textura, volume e tramas. É o design olhando para a arquitetura e para a vida.

Medidas: 30x30cm

SOBRE O PORTOBELLO GRUPO: A Portobello, marca líder em revestimentos cerâmico no Brasil, e a Pointer, nova marca do segmento com unidade fabril em Maceió, AL, voltada ao mercado do Nordeste, fazem parte do Portobello Grupo. As duas marcas juntas empregam mais de 3.000 colaboradores e produzem 50 milhões de metros quadrados ao ano e, mesmo tendo posicionamentos e públicos diferentes, compartilham valores como inovação, sustentabilidade e design. Com proposta de design democrático, a fábrica Pointer é a mais moderna e sustentável do país, projetada para produzir revestimentos diferenciados de forma competitiva. A Portobello Shop, maior rede de lojas do segmento no Brasil, com mais de 140 lojas, próprias e franqueadas, e posicionamento voltado aos profissionais de arquitetura e decoração, é o principal canal de vendas da marca Portobello, que distribui também através das revendas multimarcas, vendas diretas às grandes obras e construtoras e exportação para os cinco continentes. O Portobello Grupo traz a confiabilidade e o know how da marca Portobello para a expansão dos negócios iniciada em 2015.

Site: www.portobello.com.br.

Pastilhas: NGK 


Rupestre Sfacettatto: A peça no formato 5x5 da linha Rupestre Sfacettatto é ideal para ambientes internos e externos. Possui efeito lapidado, conferindo ao produto a impressão de peça esculpida à mão e um aspecto natural. O acabamento piramidal realça o movimento das peças, enquanto que o efeito geométrico aliado à cor confere modernidade ao produto. Com design em alta e seguindo as tendências mundiais, possui três cores que variam do branco ao cinza foscos.  

Medidas: 5x5 cm

Sobre a empresa: Com mais de 200 cores disponíveis no mercado, representadas por 28 linhas, a Super NGK imprime elegância, sofisticação, modernidade, personalidade e a praticidade que os dias atuais exigem. Por se tratar de porcelana, as pastilhas da marca apresentam propriedades de desempenho superior aos demais revestimentos, apresentando alta resistência aos agentes da natureza (sol, maresia, ventos e chuva, entre outros), por conta da taxa de absorção de água, inferior a 0,5%. Os produtos da Super NGK são comercializados no formato 30x40 cm, onde cada pastilha é agregada uma a uma através de pontos de cola (sistema dot mounting), facilitando a aplicação do produto, que pode ser assentado e rejuntado simultaneamente.

Site: www.ngkntk.com.br


Sustentabilidade: Lepri 


ECOPASTILHA PAPER - As Ecopastilhas Paper são fabricadas com vidros de lâmpadas fluorescentes e de telas de computadores, aparelhos de TV reciclados, resíduos da produção de Louças Deca e lembram pequenos pedaços de papel rasgados. São ideais para pisos e paredes de áreas internas e externas, piscinas, banheiros, saunas e fachadas, em locais de destaque ou detalhes. Cor: Bianchetto

Medida: 03x03 cm

Sobre a Lepri - Finas Cerâmicas Rústicas: Fundada em 1971 por José Lepri, a Lepri – Finas Cerâmicas Rústicas produz pisos e revestimentos cerâmicos sustentáveis. Pioneira na reutilização de vidros de lâmpadas fluorescentes reciclados na fabricação de seus produtos, a empresa, em prol do meio ambiente, viu a necessidade de se fazer o descarte correto deste material para evitar que seus componentes tóxicos contaminassem o solo e os seres vivos. Com essa inovação, a marcaainda conseguiu reduzir a temperatura de queima dos produtos, resultando na redução de emissão de poluentes e na economia de gás natural.

Atualmente, a Lepri tem 99% de suas linhas fabricadas com materiais descartados, como vidros de telas de TVs e monitores de computadores, que passaram a ser utilizados na produção de pisos e revestimentos.

Site: www.lepriceramicas.com.br


Inovação em Revestimento Cerâmico: Cejatel 

Sagano: O produto SAGANO é uma madeira cerâmica da linha RAFFINATO HD da Cejatel, sua inspiração foi nas madeiras nobres queimadas e que podem ser reaproveitadas em construção, dando um ar de rusticidade além da idéia original de ser um produto ecologicamente correto e seguindo a tendência e o incentivo ao reaproveitamento de materiais na construção.

Medidas: 31x59cm

Sobre Cejatel: Desde 1974 no mercado.Hoje conta com 3 unidades industriais, produzindo anualmente mais de 8.400.000m² de pisos e mais de 36.000.000pçs de telhas. Constantes pesquisas e investimentos em tecnologia HD, fizeram com que os produtos produzidos pela Cejatel atingissem os mais altos padrões de beleza e qualidade. Contando com profissionais gabaritados a Cejatel vem em contínua expansão a novos mercados, cobrindo hoje todo o território nacional e chegando a mais de 40 países. O grupo Cejatel vem desenvolvendo soluções para cobertura e revestimento de forma ímpar e elegante, respeitando sempre o meio ambiente com sua política ambiental.

Site: cejatel.com.br


Louças Cerâmicas - Cubas: Deca 


Coleção Bamboo da Deca: As peças criadas pelo designer Jader Almeida compõem a coleção Bamboo. A cuba de cerâmica se destaca pelo visual leve que dá forma singular à peça por suas linhas e volumes. A torneira de metal foi criada com base numa bica elementar, com o fluxo de água sendo controlado por meio de uma alavanca. Juntas, cuba e torneira formam um conjunto atemporal e que equilibra elementos do passado, do presente e do futuro, na representação máxima do que é moderno e sofisticado.

Medidas: 800mm x460mm x120 mm.

Sobre a Deca: Maior fabricante de louças e metais sanitários do Hemisfério Sul e líder no mercado brasileiro, a Deca é uma empresa que investe constantemente em pesquisas e desenvolvimento tecnológico. A empresa se preocupa em oferecer produtos e soluções para clientes e consumidores, sempre buscando a excelência em serviço e uma gestão sustentável.

Site: www.deca.com.br


Louças Cerâmicas - Bacias: Roca


In Wash Inspira – bacia eletrônica: A In-Wash® Inspira é uma inovação Roca. Com 10 funções acionadas por controle remoto, a louça passa a ter as funções de bidê. Funcional, o assento acende-se durante a noite e o sensor de presença permite o controle automático das funções programadas.

Conta com sistema de acionamento de descarga 4,5 / 3 litros Rimless®. Seu design interno permite que a água flua por toda a estrutura, oferecendo funcionamento mais eficiente, com menor consumo de água. Na cor branca.

Medidas: 370x645x794mm

Sobre o Grupo Roca: Fundado em 1917, na cidade de Barcelona, o Grupo Roca emprega 20 mil funcionários, tem 78 fábricas e atua em 135 países.  No Brasil, possui nove fábricas e uma linha de montagem de móveis para banheiros. Além da Laufen e das marcas locais Celite, Incepa e Logasa, comercializa produtos Roca nas linhas de louças e metais sanitários, acessórios, banheiras, pisos e revestimentos cerâmicos.

Site: www.rocabrasil.com.br









Título