ENG / ESP
Expo Revestir: nunca paramos de inovar
BRASIL SEDIA O FÓRUM MUNDIAL DOS FABRICANTES DE CERÂMICAS



Criado em 1994, o Fórum Mundial dos Fabricantes de Cerâmica (World Ceramic Tiles Fórum – WCTF), reúne anualmente fabricantes de revestimentos cerâmicos de todo o mundo. O Fórum é uma oportunidade para discutir assuntos globais do setor, como estatísticas mundiais, tendências de mercado, ameaças e competição com outros produtos de revestimentos, formas de estimular a promoção ao uso de cerâmica, sustentabilidade, entre outros temas relevantes.

Participante de todas as edições do Fórum, a ANFACER (Associação Nacional dos Fabricantes de Cerâmica para Revestimentos, Louças Sanitárias e Congêneres), entidade que representa a indústria cerâmica brasileira nacional e internacionalmente, promove pela terceira vez o encontro no Brasil. A edição de 2018 acontece de 7 a 10 de novembro, no Palácio Tangará, em São Paulo, e contará com a presença de representantes de diversos países como Alemanha, Austrália, Canadá, China, Espanha, Estados Unidos, França, Índia, Inglaterra, Israel, Itália, Japão, Jordânia, México, Noruega, Portugal, Quênia, Suécia, Tanzânia, Turquia e Ucrânia.

O Brasil é um dos principais protagonistas no mercado mundial de revestimentos cerâmicos, ocupando a terceira posição em produção e consumo. Com base em dados levantados de janeiro a setembro de 2018, foram produzidos 590 milhões de m² para uma capacidade instalada de 794 milhões de m². As vendas totais (mercado interno + mercado externo) neste período chegam a 585,4 milhões de m², dos quais 514 milhões foram vendidos no mercado interno e 71 milhões de m² exportados. Vale destacar que a produção mundial cresceu na ordem de 85% nos últimos dez anos, sendo que a China representa mais do que a metade da oferta mundial de revestimentos cerâmicos.

“Será uma honra para o Brasil sediar, mais uma vez, esse acontecimento tão importante para a evolução da indústria cerâmica mundial. O mercado internacional como um todo aponta para uma diminuição na velocidade de expansão dos negócios. Essa desaceleração da economia, entretanto, não impedirá o contínuo avanço da indústria cerâmica no mundo, com novos players ampliando sua participação no mercado, associado à consolidação das novas tecnologias apropriadas pelo setor, bem como a crescente incorporação de conceitos de sustentabilidade”, diz Antonio Carlos Kieling, superintendente da ANFACER.

Para Mauricio Borges, Diretor Geral, “a construção civil é a quinta maior indústria do Brasil, representa a 5,2% do PIB nacional e é responsável por cerca de 8 mil empregos diretos no país. Este é um momento importante para debater e traçar as futuras diretrizes, ampliar as oportunidades de negócios e fortalecer o mercado”.

Na mesma ocasião, entre os dias 12 e 14 de novembro, acontecerá a Reunião do Comitê Internacional da ISO TC 189 – Ceramic Tiles Committee. A reunião do órgão que elabora e revisa normas relacionadas ao setor cerâmico mundialmente, contará com cerca de 50 representantes dos países: Alemanha, Austrália, Brasil, Canadá, China, Espanha, EUA, Filipinas, França, India, Inglatera, Israel, Itália, Japão, Jordânia, México, Noruega, Portugal, Quênia, Suécia e Turquia.

Na reunião da ISO, o setor cerâmico será representado por Ana Paula Menegazzo (Superintendente CCB - Centro Cerâmico do Brasil), Amanda Neme (Consultora Técnica da ANFACER) e Laura Paiva (Secretária do Comitê Brasileiro de Placas Cerâmicas para Revestimento – ANFACER). As reuniões abordarão normas do setor cerâmico relacionadas a métodos de ensaios, peças especiais de fina espessura, especificações de produtos, propriedades antimicrobacterianas das superfícies das placas cerâmicas, sustentabilidade, entre outros assuntos.


INFORMAÇÕES À IMPRENSA
Tel.: 55 11 3192-0600

BRISA MOURA
imprensa@anfacer.org.br
Tel.: 55 11 96488-6042

Título